Após reportagem, idoso internado há mais de um mês será transferido para hospital de alta complexidade em São Luís

Idoso aguarda transferência para hospital de alta complexidade em São Luís Reprodução/TV Mirante O idoso Elizabeto Ramalho Ribeiro, de 79 anos, aguarda há...

Após reportagem, idoso internado há mais de um mês será transferido para hospital de alta complexidade em São Luís
Após reportagem, idoso internado há mais de um mês será transferido para hospital de alta complexidade em São Luís (Foto: Reprodução)

Idoso aguarda transferência para hospital de alta complexidade em São Luís Reprodução/TV Mirante O idoso Elizabeto Ramalho Ribeiro, de 79 anos, aguarda há mais de mês internado em um leito no Hospital da Ilha, em São Luís, uma transferência para realizar uma nova cirurgia em um hospital de alta complexidade. Elizabeto Ramalho Ribeiro é natural de Pinheiro, cidade no interior do Maranhão e veio para a capital realizar uma cirurgia na próstata. Ele está há 37 dias internado no Hospital da Ilha, também localizado em São Luís. 📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp O idoso passou pelo procedimento no Hospital Aquiles Lisboa e teve complicações na uretra. Agora, o ele precisa passar por uma cirurgia para o Hospital Carlos Macieira, na capital, unidade de alta complexidade. A família de Elizabeto alega que mesmo com uma infecção, relatada pela própria equipe do Hospital da Ilha, eles querem que o idoso tenha alta. A situação tem preocupado os familiares. Caso aconteceu no Hospital Dr. Carlos Macieira em São Luís (MA) Reprodução/TV Mirante Preocupados com a situação do idoso, a família procurou a Justiça do Maranhão que concedeu uma liminar que determina a transferência dele em 48 horas, só que o prazo já passou. "O Hospital da Ilha diz que vai dar alta e levar ele para casa, mas ele é do interior, de um povoado em Pinheiro, e a preocupação da gente é que lá ele não tem recurso. E eles alegam que ele tem uma infecção grave e mesmo assim eles disseram que vão dar alta para ele, para ele ir pra casa aguardar uma cirurgia eletiva depois de 37 dias internado", diz Sebastiana do Rosário, enfermeira. Idoso aguarda cirurgia urgente há mais de um mês no Hospital da Ilha Na decisão, o juiz determina a intimação do Município de São Luís e do Estado, já que o prazo foi dado e o paciente deveria ter sido transferido para o Hospital Carlos Macieira, para uma cirurgia. O paciente tem receio de receber alta do Hospital da Ilha sem conseguir ser transferido da unidade e conseguir fazer a cirurgia que precisa. "Eu não quero voltar para lá sem que faça a minha cirurgia. Pela idade que eu tô e os tempos que passei aqui, já era para estar feito. E ai, tenho medo de piorar", diz o idoso. Após a reportagem exibida, a Secretaria de Saúde informou que a cirurgia está marcada para o dia 22 de outubro.